CIRURGIAS
A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo. Não se trata propriamente de uma doença, mas sim de um envelhecimento normal do cristalino (lente natural dos olhos). Portanto, assim como outras partes do corpo envelhecem (a pele enruga, os ossos têm artrose, etc), o cristalino também vai ficando endurecido e opaco, embaçando a visão. Assim, a partir dos 50-60 anos, todas as pessoas passam a apresentar algum grau de catarata. Raramente é uma urgência e o paciente normalmente tem tempo para decidir sobre a cirurgia.
A decisão deve ser tomada em conjunto com seu médico, avaliando sempre o risco x benefício de cada situação. Atualmente, com a modernização das técnicas, equipamentos cirúrgicos e lentes intraoculares, a cirurgia tem sido indicada cada vez mais precocemente, sendo capaz de restaurar completamente a visão para todas as distâncias, dependendo do tipo de cirurgia planejada. Um profissional experiente e capacitado para diagnosticar outras doenças presentes além da catarata e indicar a melhor opção cirúrgica para cada caso é imprescindível para que as expectativas de cada paciente sejam atendidas.
O Instituto da Visão de Cabo Frio realiza cirurgias de catarata através da moderna técnica de facoemulsificação com implante de todos os tipos de lentes intraoculares dobráveis. A anestesia é feita apenas com colírios e o paciente não necessita de pontos nem curativos na grande maioria dos casos. Estamos sempre à disposição para tirar todas as dúvidas referentes ao procedimento cirúrgico e proporcionar maior conforto e segurança aos pacientes. O cirurgião responsável do Instituto da Visão, Dr. Lucas Monferrari Monteiro Vianna (consulte currículo completo link), é especialista em cirurgia de catarata, além de professor e orientador cirúrgico da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e realiza milhares de cirurgias anualmente, em diversos locais. Apesar de ser uma cirurgia rápida, a facoemulsificação é um procedimento delicado e que depende muito da experiência do cirurgião.